Atendimento On-line Chat
Conheça a Vent-lar
Uma pequena máquina de solda, um punhado de eletrodos, a juventude e confiança inabalável no trabalho, alicerçada numa sólida formação moral. Isso era tudo que três rapazes matonenses possuíam em janeiro de 1973, quando trocaram a segurança de seus empregos e os bons salários numa fábrica de suco de laranja, pelo risco do próprio negócio, fundando a serralheria Metalúrgica União.

Todos diziam que eles estavam loucos. O momento econômico, com a primeira grande crise do petróleo, desaconselhava qualquer uma se lançar numa aventura empresarial naquele tempo. Mas Alexandre Peracini (mecânico), José Carlos Chiozzini (eletricista e serralheiro) e Antonio Carlos Chiozzini (mecânico), não eram de correr dos desafios. Eles traziam no sangue e no caráter a fibra e a determinação da ancestralidade italiana.

Sem capital, resolveram que para começar só podiam vender o que tinham de melhor: a mão-de-obra. Preocupados com a qualidade e já pensando na imagem da empresa, procuravam aliar o melhor acabamento ao cumprimento rigoroso dos prazos de entrega. Assim surgiram os primeiros trabalhos nas grandes empresas de Matão que, para sorte dos três, justo naquele momento estavam em expansão. As empresas compravam os materiais e eles produziam as estruturas de aço das construções. Vieram depois os serviços de montagem na região. No ano de 1978 construíram um galpão de 1200 m2, comprando também um casal de guilhotina e dobradeira, de 6,30 x 3,0 m, para atender à montagem industrial e mais um item foi agregado à linha de produção: vigas de aço dobradas, usadas como chassi para carretas, implementos agrícolas e carrocerias.

As venezianas, portas e vitrôs, produzidas sob encomenda, eram cada vez mais procuradas pela qualidade do material, capricho do acabamento e rigoroso cumprimento do prazo de entrega. Todo dinheiro que sobrava era investido na compra de máquinas, material ou ampliação das instalações.

Para enfrentar a concorrência que crescia, a empresa resolveu produzir venezianas em série. Já existiam algumas marcas fortes no mercado e o grande lance seria encontrar um nome curto, fácil de ser memorizado e que expressasse de maneira perfeita e estimulante, a ideia de uma veneziana que arejasse e tornasse o lar mais confortável.

Depois de vários dias pensando Alexandre Peracini encontrou o nome que considerou mais adequado: “Vent-Lar”. A sugestão foi aprovada por José Carlos e Antonio Carlos, surgindo então a Vent-Lar Indústria e Comércio. As primeiras peças eram colocadas numa camionete e oferecidas de porta em porta nas lojas de material de construção das cidades da região. O nome rapidamente se impôs no mercado, conquistando seu espaço e juntando-se às grandes marcas como sinônimo de veneziana. A diferença daqueles tempos é que hoje a Vent-Lar produz de 15 a 20 mil peças por mês, com uma linha de produção que passa dos cem itens, mantendo a mesma qualidade do material, precisão de medidas e beleza de acabamento.

EM 1989 NASCE A FÁBRICA DE PERFIL
Em 1989, com o crescimento do mercado de perfilados de aço, os três diretores da Vent-Lar desativaram o serviço de montagem industrial e criaram a Unidade de Perfil, que produz perfis e estruturas metálicas para construção civil.

O rigor com a qualidade do material a ser transformado em produto final, junto com a exatidão das medidas, faz o grande diferencial dos perfis da Vent-Lar.

Aproveitando a tecnologia que possui e otimizando o uso de equipamentos, a empresa já produz telhas e aço galvanizado, seu mais novo sucesso.

Hoje a Vent-Lar trabalha na busca constante do aperfeiçoamento da qualidade e na diversificação de seus produtos, bem como na melhoria e treinamento sistemático dos recursos humanos, que considera o seu maior capital.

Essa é a história de uma empresa que cresceu sob o signo do esforço, trabalho e, principalmente, honestidade no relacionamento com colaboradores, fornecedores e clientes. Como tudo isso aconteceu? Quais forças vitais foram desencadeadas, que planejamento foi seguido e coincidência ocorrida? Talvez um pouco de cada coisa. Mas talvez uma resposta mais certa permaneça em três homens, Alexandre Peracini, José Carlos Chiozzini e Antonio Carlos Chiozzini, que num certo momento foram tocados por uma centelha de fogo criativo. Amigos desde a infância e adolescência eles continuam juntos, diversificando e expandindo seus negócios. É assim que eles tornam sua empresa, a Vent-Lar, mais jovem a cada ano que passa.
(16) 3383-8080 / (16) 3383-5775
Ventlar - Todos os direitos reservados. ©2024 - Desenvolvido pela Williarts Internet